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http://hdl.handle.net/10174/11437
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Title: | As potencialidades do mercado de aviação chinesa par o Aeroporto Internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
Authors: | Vicente, José Dionísio, Andreia Oliveira, Manuela |
Keywords: | Modelo gravitacional Transporte aéreo |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Brazilian Transport Planning Society, BPTS. |
Citation: | Vicente, J.M., A. Dionísio, M. Oliveira, C. Simão (2014), "As potencialidades do mercado de aviação chinesa par o Aeroporto Internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica", Journal of Transport Literature, 8(4), 252-278. |
Abstract: | A elaboração do presente artigo tem como principal objectivo analisar as potencialidades do mercado da aviação chinesa que se encontra em franca expansão no âmbito do desenvolvimento do aeroporto internacional de Lisboa através de uma análise empírica baseada em modelos com dados de painel aplicados ao contexto dos transportes, nomeadamente o sector do transporte aéreo. Para além do objectivo apresentado anteriormente foi analisado o conceito de nível de circuito e, pela primeira vez, aplicado ao contexto português de forma a verificar o seu carácter benéfico para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das condições geográficas da principal infra-estrutura aeronáutica portuguesa. Para o cumprimento dos objectivos a que este trabalho se propõe, numa primeira secção, depois da introdução com a revisão do estado do sector do transporte aéreo no aeroporto internacional de Lisboa, utilizou-se dois modelos gravitacionais com dados em painel. Estes modelos, de áreas econométricas, permitem o estudo da atractividade entre a origem e o destino no transporte aéreo. Nesta mesma secção encontra-se detalhada a sua implementação, desenvolvimento e influência para este sector e, consequentemente, para o sector do turismo. Numa segunda secção, encontram-se apresentados os resultados obtidos através da modelagem econométrica, assim como a discussão dos resultados segundo os diversos métodos de estimação e o impacto das variáveis escolhidas para o cumprimento do objectivo a que se propõe este trabalho de investigação, discutindo-se as vantagens e desvantagens na utilização de cada modelo. Para além disso, a utilização de variáveis até agora não utilizadas na literatura permitiu enriquecer as conclusões. De uma forma sucinta foi possível verificar que o segundo modelo promoveu os melhores resultados sendo aquele que, devido à elevada quantidade de variáveis, conseguiu explicar de forma mais adequada a variação do fluxo de passageiros. De entre as variáveis independentes definidas é importante referir o impacto negativo promovido pelo preço da passagem aérea, e em contrapartida, o impacto positivo para o crescimento do fluxo de passageiros promovido pelas variáveis que correspondem ao Factor de Negócio e de Turismo, no destino, PIB e População. Na terceira e última secção encontra-se uma breve reflexão e introdução de um conceito ainda pouco explorado na bibliografia mundial e nomeadamente no sector do transporte aéreo, o nível de circuito. A aplicabilidade deste conceito no presente trabalho de investigação permitiu aferir a qualidade geográfica de um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias que servem de hub em determinadas rotas, concluindo-se que quanto menor for este parâmetro melhor a qualidade de serviço deste hub, sendo como tal possível afirmar que nenhum outro desvio de rota permite transportar os passageiros num período de tempo mais reduzido. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11437 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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