|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11406
|
Title: | Avaliação da aprendizagem em uma perspectiva processual: um estudo no âmbito do projecto "Vestibular Solidário" |
Authors: | Soares, Maria de Nazaré do Vale |
Advisors: | Cid, Marília Pisco Castro Brasil, Rosa Maria de Souza |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Processo Ressignificação Inclusão Assessment of learning Process Redefinition Inclusion |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo investigar como se desenvolve o processo avaliativo no ensino
e na aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa, dentro do Projeto “Vestibular
Solidário” no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Brasil). Buscou-se, nesse
sentido, conhecer a proposta que era concebida como resgate de alunos que necessitavam
reconstruir o seu processo de aprender e a devida inclusão desses sujeitos no contexto
educacional através do ingresso nas instituições de ensino superior públicas. A investigação
foi de natureza exploratória com ênfase qualitativa e abordagem descritiva, utilizando como
instrumentos e técnicas de recolha de dados a observação, as conversas informais, a análise de
documentos internos do Projeto e o questionário. Os instrumentos de investigação foram
direcionados para alunos, professores/estagiários, técnicos e coordenador do Projeto e ainda
para duas professoras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará. Na análise dos
dados, optou-se por apresentar, descrever e interpretar as unidades de registro organizadas em
indicadores dentro de categorias, tanto para os alunos quanto para os demais sujeitos
investigados. O estudo evidencia que a relação entre o dizer e o fazer dos protagonistas da
ação educativa não estava sendo alcançado. Concluiu-se também que as ações pedagógicas
realizadas não eram pensadas, repensadas e organizadas por todos os segmentos, para então
serem desenvolvidas e, posteriormente, rediscutidas em reuniões pedagógicas e em outros
fóruns de debate com vista à tomada de decisões futuras. Por fim, dentro dessa falta de
dinâmica educativa, as atividades de avaliação desenvolvidas no Projeto não valorizavam as
habilidades dos sujeitos em aprendizagem para tentar alcançar os fins a que se propunha; ### ASSESSMENT OF LEARNING IN A PROCESSUAL PERSPECTIVE: A STUDY IN
THE CONTEXT OF THE PROJECT ‘‘VESTIBULAR SOLIDÁRIO’’
ABSTRACT:
This study aimed at investigating how assessment process in teaching and learning in the
discipline of Portuguese within the Project "Vestibular Solidário" at the Federal Center of
Technological Education of Pará (Brazil) was developed. It was intended, accordingly, to
know the proposal conceived as a rescue for students who needed to reconstruct the process of
learning and the proper inclusion of them in the educational context by entering the public
higher education institutions. The research was exploratory with emphasis on qualitative and
descriptive approach, using observation, informal conversations, analysis of internal
documents of the Project and questionnaire as tools and techniques for data collection. The
research instruments were directed to students, teachers / trainees, technicians and Project
Coordinator and yet two teachers of the Faculty of Arts of the Federal University of Pará.
With respect to data analysis, we chose to present, describe and interpret registration units
organized into indicators and categories, both for students and for the other participants. The
study shows that the relationship between the saying and doing of the protagonists of
educational action was not being achieved. It was also concluded that the pedagogical actions
taken were not thought out and organized by all segments, to then be developed and
subsequently revisited in pedagogical meetings and other forums of discussion for future
decision making. Finally, within this lack of educational dynamics, assessment activities
developed in the project did not value learners’ skills in order to achieve the proposed goals |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11406 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|