Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11281

Title: Análise do mercado de vinho e das zonas vitivinícolas nacionais. Posicionamento, segmentação, preferências e atitudes. Caso particular: as sub-regiões do Alentejo
Authors: Silvério, Marta da Conceição Soares da Silva Cruz
Advisors: Nascimento, Fernando Martins Vicente
Keywords: Marketing de vinho
Estudos de marketing
Comportamento do consumidor
Posicionamento
Regiões vitivinícolas
Alentejo
Issue Date: 2000
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: "Sem resumo feito pelo autor"; Com este trabalho procurou-se caracterizar o mercado do vinho, de acordo com dados secundários e primários, sendo estes últimos obtidos através de um processo de amostragem não probabilística dirigida, logo os resultados não poderão ser transportados para a população. Através dos dados secundários, concluiu-se que o vinho é produzido, essencialmente, na Europa É também neste continente que se encontram os países com maior consumo per capita. Verificou-se que Portugal é um país tradicionalmente produtor e consumidor e que, nos últimos anos, tem visto as suas produções diminuírem, assim como o consumo. O decréscimo do consumo é devido em parte às campanhas anti-álcool, que invadem os consumidores diariamente e ao aumento bastante significativo do consumo de cerveja, nos últimos anos. Com o objectivo de criarem-se dados primários, foram efectuadas 1247 entrevistas a indivíduos, que tivessem consumido do vinho, nos últimos dois meses, das quais foram validados 1001. 0 questionário foi construído de forma a que os seguintes objectivos fossem alcançados:  estabelecer uma relação entre as percepções face ao consumo do vinho e às zonas vitivinícolas;  analisar as zonas vitivinícolas mais importantes do mercado nacional, particularmente as percepções e preferências que os consumidores têm relativamente a tais regiões;  determinar a importância relativa que os consumidores atribuem a cada característica saliente do produto "vinho alentejano" e às utilidades associadas aos níveis desses atributos;  segmentar através da percepção, atributos desejados e utilidades das características no universo dos consumidores estudados. Com esta segmentação procurou-se identificar grupos de pessoas que dão importâncias diferentes aos referidos factores, que estão na base das suas preferências. Como resultado obteve-se um questionário que continha várias perguntas e que terminava com 27 cartões para qualificar os vinhos do Alentejo. Em relação aos cartões, foram validados apenas 278, uma vez que, 68,2% dos respondentes não conhecia suficientemente bem os vinhos desta região, para poder fazer a classificação solicitada. Os consumidores da amostra em relação às atitudes, revelaram que a região de proveniência dos vinhos, a escolha do tipo de vinho em função da comida e o produtor são factores muito importantes na escolha e no consumo do vinho. Também demonstraram forte concordância com o facto do uso do vinho melhorar os cozinhados e ser benéfico para a saúde, quando bebido moderadamente. Criou-se um mapa perceptual com base na metodologia MDS (Multidimensional Scaling), tendo sido obtido um mapa tridimensional onde a uma dimensão os respondentes constroem as suas percepções com base na distinção entre o vinho verde e o vinho maduro. A duas dimensões distinguem o vinho do Norte do vinho do Sul. E uma terceira dimensão, em que a construção das percepções compreende vários atributos, tendo sido designados por regiões sem imagem global versus regiões com imagem global. Efectuou-se uma análise de preferências dos consumidores, em que os resultados foram similares aos obtidos através das percepções. Verificou-se apenas afastamento da região da Estremadura e do Dão em relação às posições ocupadas no mapa construído pelo MDS. Em relação à segmentação por percepções, encontraram-se cinco clusters, onde após a análise da posição relativa dos segmentos nos mapas perceptuais e dos cosenos direccionais dos vectores ajustados dos atributos para cada um dos segmentos, verificou-se a existência de algumas diferenças entre os segmentos. No entanto, a análise de preferências pelos valores médios para cada segmento, demonstrou a coexistência de posicionamento estruturalmente semelhantes, embora ligeiramente diferentes, para os vectores ideais resultantes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11281
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério (Anexos) - 104 351.pdfAnexos11.74 MBAdobe PDFView/Open
Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério - 104 350.pdf91.15 MBAdobe PDFView/Open
Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério Silvério - anexos nº29 a0 68 -.pdfAnexos nº29 ao 684.57 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois