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http://hdl.handle.net/10174/11226
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Title: | Efeitos da pedagogia musical ward no desenvolvimento musical e desempenho vocal de crianças do 1ºciclo do ensino básico |
Authors: | Giga, Idalete Emílio Garcia |
Advisors: | Silva, Helena Maria Ferreira Rodrigues da Nery, Rui Fernando Vieira |
Keywords: | Efeitos da pedagogia musical ward Desenvolvimento musical Desempenho vocal Crianças do 1º ciclo do ensino básico |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste estudo foram investigados os aspectos relativos ao processo de desenvolvimento musical e vocal de crianças do 1° ciclo do Ensino Básico numa escola de Évora. Os problemas de partida do estudo foram : a) Verificar como se processa o desenvolvimento musical e vocal de crianças do 1° ciclo quando sujeitas a instrução musical seguindo a Pedagogia Musical segundo o método Ward. b) Comparar os efeitos de duas práticas educativas diferentes em termos de desenvolvimento musical e de aptidão musical. c) Caracterizar o desenvolvimento musical e vocal de crianças monótonas identificadas no início do estudo.
A amostra foi constituída por quarenta e uma crianças do 2* ano de escolaridade, entre os seis e nove anos, distribuídas por duas turmas que constituíram o grupo experimental 1 e o grupo experimental 2. Os dois grupos foram testados em três momentos diferentes ao longo do ano lectivo: no início, antes de qualquer instrução musical, no meio e no fim do ano. Recorreu-se, simultaneamente, a medidas estandardizadas de avaliação da aptidão musical – o teste I.M.M.A (Intermediate Measures of Music Audiation) – e a medidas de avaliação do desempenho vocal – gravação de duas canções infantis criadas para o efeito e classificadas por três juizes independentes através de rating-scales (dimensões tonal, ritmo e expressividade).
De acordo coma finalidade e problemas de partida, concluiu-se que os efeitos da instrução musical das duas práticas educativas foram positivas quer ao nível do desenvolvimento musical, em termos de aptidão musical, quer ao nível do desempenho vocal propriamente dito. Os resultados obtidos pelo grupo experimental 1, que recebeu a instrução musical Ward, apesar de apresentar valores ligeiramente superiores aos do grupo experimental 2, sujeito à instrução musical baseada no actual. Programa de Educação Musical do 1° ciclo, não apresenta diferenças estatisticamente significativas.
Em relação às crianças monótonas identificadas nos dois grupos pode concluir--se que o mau desempenho vocal não é linear e nem sempre evidencia pouca aptidão musical. Os monótonos que revelaram aptidão musical acima da média obtiveram, mais rapidamente, melhores resultados no desempenho vocal, após treino musical, do que os monótonos com menor aptidão.
ABSTRACT -
In this study I investigate the aspects concerning the musical and vocal
development process of children of elementary school. Three problems were
considered: a) To verify the musical and vocal development process when children
receive musical instruction through the Ward Method. b) To compare the effects of two
different music education practices in terms of musical development and musical
aptitude. c) To characterize and to accompany the musical development and vocal
performance of children rated as monotones in the beginning of the school year. The
sample included 41 children of the 2"d grade aged from 6 to 9 that formed two
experimental groups. The groups were tested in three moments: in the beginning
(before any musical instruction), the middle and the end of the school year. Two kind of
evaluation measures, were used: the standardized evaluation measures of the musical
aptitude - I.M.M.A. (Intermediate Measures of Music Audiation) and evaluation
measures of vocal performance – rating-scales (tonal, rhythm and expression
dimensions) used by three independent judges to classify the songs recorded by each
child.
It may be concluded that the effects of the two music education practices were
positive either in the musical development in terms of music aptitude, either in the
musical development in terms of vocal performance. Although there were not found
significant statistical differences between groups we may claim for a practical
difference of the group who received musical instruction through Ward Method which
results were higher.
Concerning the monotones rated in the two experimental groups we can
conclude that the initial bad vocal performance of these children it is not linear. It
doesn't reveal, necessarily, a low musical aptitude. By the other hand the monotones
with a high musical aptitude achieved good results faster than the ones with low
aptitude. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11226 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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