Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11210

Title: O ensino da química na universidade: uma abordagem ao trabalho experimental enquanto actividade investigativa de resolução de problemas
Authors: Figueiredo, Margarida do Rosário Domingos Terraço
Advisors: Viana, César Augusto Nunes
Maia, Maria Elisa Viriato de Matos
Keywords: Química
Ensino da química
Trabalho experimental
Resolução de problemas
Actividade investigativa
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo aborda a questão da importância do Trabalho Experimental (TE) no ensino e na aprendizagem das ciências naturais. Nesse contexto, deu-se particular relevo ao ensino da Química a alunos do 1º ano do ensino superior universitário, em cursos que não sendo especificamente da especialidade, incluem a Química nos seus planos de estudo como disciplina subsidiária. Alguns trabalhos de investigação nesse campo têm levantado algumas dúvidas sobre a eficácia do TE enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem. Questiona-se a adequabilidade do TE, tradicionalmente realizado pelos alunos, alegando que os benefícios dele resultantes não têm sido capazes de corresponder aos objectivos em que se fundamenta a sua utilização. Num momento em que se vivem profundas alterações ao nível dos objectivos educacionais do Ensino Superior, interessa, mais do que nunca, reflectir sobre as potencialidades de um recurso educativo tão rico como é o TE. Interessa, sobretudo, pensar sobre que tipo de TE pode contribuir para uma aprendizagem significativa da Química, mas também para o desenvolvimento de competências fundamentais na formação do estudante universitário e de atitudes positivas face à aprendizagem das ciências em geral. O desenho da investigação incluiu uma caracterização inicial dos alunos, dos vários cursos, a frequentara disciplina de Química I na Universidade de Évora, feita através da aplicação de um questionário, que incluía também um teste diagnóstico. A informação obtida serviu de base à escolha do curso onde seria implementada a intervenção experimental (Engenharia de Recursos Geológicos —ERG) bem como, de outro curso como grupo de controlo (Engenharia de Recursos Hídricos — ERH). A intervenção experimental consistiu na substituição dos trabalhos práticos, habitualmente realizados mediante o fornecimento de um protocolo experimental do tipo "receita", por outros apresentados aos alunos como problemas relacionados coma sua área de interesses. A resolução desses problemas deveria ser feita através da pesquisa de informação, elaboração de um plano experimental e respectiva execução. Esta intervenção decorreu em dois semestres nos anos lectivos 1998/1999 e 1999/2000 e foi seguida através da gravação em suporte áudio. A avaliação do tipo de abordagem proposta para o TE foi feita através da aplicação de um Questionário aos alunos dos cursos de ERG e ERH. A análise e comparação das respostas dos dois grupos de alunos permitiu concluir que as opiniões dos de ERG, em relação ao tipo de TE realizado nas aulas, era claramente mais favorável do que a dos alunos de ERH que seguiram uma metodologia tradicional. Para além disso, parece ter havido uma influência positiva na motivação, na forma de encarara aprendizagem da disciplina e na interligação com outras disciplinas do curso, factos que terão contribuído para uma melhoria do aproveitamento dos alunos de ERG, claramente superior à dos outros cursos. /ABSTRACT - The present research deals with the Experimental Work (TE) concerning the teaching and learning of natural sciences. Having it in view, a special attention was given to the Chemistry Teaching of first year University students to whom this discipline in included in the programme of their course as a subsidiary discipline. Different authors have raised some questions related to the benefits possibly obtained by the use of TE as a teaching-learning strategy. They say that the kind of TE, traditionally carried out by students in their classes, does not correspond to the objectives that support its use. In a moment in which deep alterations have been announced related to the educational objectives of Universities and other tertiary level Schools in our country, it seems important to reason about the role of Experimental Chemistry and its teaching concerning students of different specializations to whom chemistry is, as it was already referred, a subsidiary discipline. An initial characterization of students of different courses concerning their formal preparation was done through a questionnaire, which also included a diagnostic test, which gave the basis for an appropriate choice of the course in which the experimental intervention should be implemented (Geological Resources Engineering – ERG), as well as to the course used as the control group (Hydrologic Resources Engineering – ERH). The experimental intervention consisted on the substitution of the traditional, practical work done according to a recipe formerly supplied, by practical problems presented to students, related to their areas of interest. The solution of the problem had to be done through an information research that should be used as a basis of implementing the experimental plan they had to design. Such experiment was done on two semesters, of 1998/1999 and 1999/2000 and an audio recording was simultaneously done. The evaluation of this type of approach was done through a new questionnaire to the students of both ERG and ERH two years later. The analysis and comparison of answers have shown that the opinions of ERG students about TE is clearly favourable to the new Experimental Teaching, that also contributed to a greater success in their final examinations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11210
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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