Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11130

Title: Estatuto sintáctico doa "advérbios": função e classe
Authors: Silva, Ana Alexandra Lázaro Vieira da
Advisors: Santos, Maria Joana de Almeida Vieira dos
Keywords: Estudo sintáctico dos advérbios
Complemento circunstancial
Análise das funções sintácticas do advérbio
Advérbios
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A linguagem verbal, meio privilegiado de comunicação do ser humano, faz uso da sua capacidade de representação simbólica e é um meio e um fim das nossas experiências do dia a dia. O estudo da função do advérbio e a sua identidade enquanto classe, deverá ser enquadrada no âmbito da sintaxe frásica, visto que se trata de um fenómeno apenas observável num contexto linguístico. Não constitui nosso objectivo estudar a unidade lexical isolada, nem proceder prioritariamente ao levantamento das suas características morfológicas, mas verificar qual o comportamento que adopta no contexto em que se insere, esperando que daí resultem informações para a sua identificação enquanto classe. Com a análise do funcionamento dos advérbios pretendemos, em primeiro lugar, reflectir sobre algumas das propostas apresentadas por diversos gramáticos e linguistas para identificação das estruturas que incluem o advérbio na sua formação e que podem assumir em relação ao verbo não só funções / estatutos sintácticos próprios de um circunstante, como também de um argumento. O emprego de critérios de ordem sintáctica regeu o nosso estudo do comportamento dos advérbios em função circunstancial com estatuto sintáctico de argumento e o dos advérbios em função circunstancial com estatuto sintáctico de circunstante. Colateralmente, procuraremos definir esta função que é própria do advérbio e classificá-la, de acordo com critérios de ordem funcional. /ABSTRACT - The verbal language, privileged means of human being communication, makes use of its capacity of symbolic representation and it is a means and an end of our experiences of the daily life. The study of the adverbs' function and its identity as a class, should be framed within phrasal syntax, for it is a phenomenum only observable inside a linguistic context. It is not our aim to study the isolated lexical unit, nor to investigate its morphological characteristics, but, to verify its behaviour within a syntactical context. Thus, we aim to obtain enough information to identity an adverb as a paradigme. We first intended to analyse adverbs, by reflecting on some of the proposals presented by several grammarians and linguists. Then, adopting syntactic criteria we will determine the relation which an adverb assumes with the verb. An adverb can assume an argument status, or a circunstancial status, according with the relation it maintains with the verb, the nucleous of the phrase. We will also, determine how an adverb can be identified as a full member of a class, through the use of syntactical criteria.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11130
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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