Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11089

Title: Para uma Diferente Aproximação ao Ensino do Projecto de Arquitectura Paisagista
Authors: Freire, Maria da Conceição Marques
Advisors: Abreu, Alexandre d'Orey Cancela d'
Carapinha, Aurora da Conceição Parreira
Keywords: Princípios fundamentais, arte e ciência
A arquitectura paisagista
O projecto arquitectónico
Processo projectual
Teoria do projecto
Ensino do projecto
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente tese de doutoramento centra-se no ensino de projecto de arquitectura paisagista, sendo a temática base da investigação a arquitectura paisagista, o ensino e o projecto de arquitectura paisagista. A especificidade do conteúdo humanista, artístico e técnico da arquitectura paisagista e a sua abrangência provocam, à semelhança do que acontece na arquitectura, formas distintas de pensar a formação. As abordagens utilizadas são guiados pela necessidade de ensinar o ‘saber’ e educar o ‘saber ver’, o ‘saber fazer’, o ‘saber ser’ e o ‘saber devir’, todos conceptualmente aplicados no acto projectual na arquitectura paisagista. A pesquisa envolve as estratégias, teorias e métodos de ensino tradicionalmente utilizados em estúdio e as inovações mais significativas, entretanto experimentadas. O objectivo é desenvolver uma diferente aproximação ao ensino do projecto de arquitectura paisagista./ ABSTRACT The aim of this PhD thesis is to develop a new approach to teaching landscape design. Thus, the research is focused on landscape architecture, teaching and landscape design. Like in architecture, the wide range of specific issues concerning landscape design, including humanistic, artistic and scientific principles, together with a comprehensive and holistic view, led to the need to explore new approaches in teaching. Besides the ‘knowledge’, these approaches must also to include the ‘know how to see’, the ‘know how to do’, the ‘know how to be’ and the ‘ethical knowledge’. All these variables are conceptually engaged in the process of landscape design. This research includes theories, teaching methods and strategies traditionally used in studio classes. Innovative approaches were also experimented.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11089
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ANEXOS FINAL_last.pdfAnexos final232.54 kBAdobe PDFView/Open
bibliografia_last.pdfBibliografia160.01 kBAdobe PDFView/Open
Quinto capítulo_last.pdfQuinto capítulo249.75 kBAdobe PDFView/Open
Quarto Capítulo_ last.pdfQuarto capítulo543.68 kBAdobe PDFView/Open
terceiro capítulo _last.pdfTerceiro capítulo530.66 kBAdobe PDFView/Open
SEGUNDO CAPÍTULO - last.pdfSegundo capítulo396.44 kBAdobe PDFView/Open
PRIMEIRO CAPÍTULO _last.pdfPrimeiro capítulo494.45 kBAdobe PDFView/Open
INTRODUÇÃO-last.pdfintrodução95.24 kBAdobe PDFView/Open
inicio.pdfinício72.38 kBAdobe PDFView/Open
capaFINAL.pdfCapa21.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois