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Title: A Representação de Vieira: nos bastidores da obra profética.
Authors: Santos, Ana Paula Figueira Banza de Figueiredo
Keywords: Padre António Vieira
O homem e a obra
Obra profética
Issue Date: 2000
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: "Sem resumo feito pelo autor": - A ideia de realizar o presente trabalho surgiu, no já longínquo ano de 1994, de uma conversa com o Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte, que então nos falou do texto que constituíra a defesa do Padre António Vieira perante o Tribunal da Inquisição de Coimbra e do manuscrito da Biblioteca Nacional, rascunho do editado por Hernâni Cidade em 1957, também autógrafo de Vieira e inédito. Não sendo especialistas da prosa barroca ou da obra de Vieira e, mesmo no âmbito da linguística, nunca tendo trabalhado obras ou autores do séc. XVII, a ideia parecia arrojada. Porém, a possibilidade, rara, de penetrar no processo de produção textual de tão extraordinário autor e, simultaneamente, nos meandros da sua relação com a Inquisição, através de eventuais marcas de auto-censura identificáveis nos manuscritos, era aliciante; e uma primeira leitura do texto, que desconhecíamos, com a consequente constatação das profundas diferenças entre os dois manuscritos, acabaram por decidir-nos a abraçar o projecto de edição e estudo do manuscrito da Biblioteca Nacional que nos era proposto. No seguimento do plano inicial, procedemos à transcrição do manuscrito da Biblioteca Nacional e à sua edição, de acordo com critérios que procurámos fundamentar tão exaustivamente quanto possível, tendo em conta todos os factores que consideramos importantes em matéria de decisões editoriais, e completando o trabalho de edição com a descrição codicológica e paleográfica do manuscrito. Ainda que inicialmente tal não estivesse previsto, pareceu-nos também essencial, dadas as características e matéria do texto em causa, acrescentar à edição alguns instrumentos de leitura, até ao presente inexistentes mas a nosso ver fundamentais para uma compreensão cabal do texto por parte do público não especialista: a tradução dos múltiplos passos em latim citados por Vieira; as notas explicativas, onde se fornece a explicação e/ou comentário das múltiplas alusões a factos históricos ou bíblicos e a alguns aspectos da língua em Vieira considerados de interesse para o leitor moderno; o índice de personagens históricos e bíblicos e o índice dos autores, e respectivas obras, citados por Vieira, acompanhados da informação que sobre eles nos foi possível recolher (Parte V). Partindo do trabalho de edição do manuscrito da Biblioteca Nacional e da colação deste com o manuscrito da Torre do Tombo, através da edição de Hernâni Cidade, propusemo-nos, após a apresentação do autor, sua vida e obra (Parte 1), descrever o processo de génese textual da Representação e provar o nosso primeiro ponto de tese: a existência de procedimentos de auto-censura no texto em causa, através da análise exaustiva das variantes de autor. Neste ponto, o confronto da edição de Cidade com o manuscrito da Torre do Tombo, que, apesar da nossa opção inicial, não nos dispensámos de confrontar, reservava-nos algumas surpresas que, em última análise, seriam importantes para a nossa conclusão final (Parte II). O nosso plano inicial terminava aqui, mas é certo, e este trabalho é prova disso, que os planos iniciais podem e devem ser alterados à medida que a investigação toma os seus rumos próprios. No presente caso, a nossa investigação sobre a Representação conduzir-nos-ia mais longe, na prossecução de pistas que insensivelmente nos iam guiando para o estabelecimento de novas e importantes relações entre as várias obras de carácter profético do autor, todas elas, com excepção da Representação, fragmentárias e inacabadas (Parte III). Assim, à medida que líamos os fragmentos do Livro Anteprimeiro, da História do Futuro e da Apologia, e os resumos da Clavis, e os comparávamos entre si e com o texto da Representação, surgia o desejo de contribuir para uma resposta positiva às dúvidas de António Sérgio e Hernâni Cidade: "Será um dia possível, em meio de tanta página dispersa e truncada, tentara integração da obra do jesuíta num plano em que caiba e se ordene quanto se conhece e aqui temos publicado referente à grande utopia que lhe encheu a vida? Não o sabemos. Por enquanto, ficamos longe disso e assim impossibilitados de ver como se relacionariam na obra a História do Futuro com a Clavis Prophetarum, que neste volume lhe juntamos`. O tratamento crítico dos materiais disponíveis da Representação, incluindo uma abordagem da problemática da génese e da transmissão do texto, bem como o seu relacionamento com os materiais das restantes obras proféticas, é, sem dúvida, fundamental para cumprir o objectivo enunciado, mas não tentado, por Sérgio e Cidade. Conscientes de que o nosso trabalho, na sua vertente de interrogação da génese da Representação, e ainda mais na de interrogação das relações entre as obras de carácter profético, toca inevitavelmente várias áreas do saber, que não podemos abarcar com a profundidade que desejaríamos, e algumas delas nem mesmo tocar, cremos, no entanto, que ele contribuirá para uma mais correcta percepção da figura de Vieira enquanto escritor de obras de carácter profético e, com a edição do manuscrito da Biblioteca Nacional e a ordenação e relacionamento que propomos das obras conhecidas, constituirá, esperamos, um dos últimos passos que faltava dar para a publicação da totalidade da obra profética de Vieira, a qual acreditamos poder beneficiar das conclusões a que aqui chegamos (Parte IV), fornecendo, desta forma, um contributo, não apenas para a área da Linguística Histórica, mas ainda para outras, nomeadamente os Estudos Literários e a Crítica Literária, na medida em que, cada vez mais, se reconhecem as vantagens, nomeadamente para a Linguística. Histórica, de utilizar nos estudos diacrónicos sobre as línguas não apenas textos acabados, produto do mais variado tipo de condicionantes históricos, sociais e culturais, só indirectamente relevantes para os estudos linguísticos, mas também textos que permitam aceder ao seu processo de composição revelando os expedientes utilizados pelo autor na transformação do seu discurso espontâneo, mais próximo da oralidade, num discurso acabado, destinado a um público específico. Finalmente, e porque qualquer trabalho beneficia sempre dos contributos de todos quantos, de alguma forma, apoiaram o autor na sua elaboração, queremos expressar o nosso especial agradecimento a algumas das pessoas que mais directamente contribuíram para a realização do trabalho que agora apresentamos: Ao Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte, pela ideia deste trabalho e pela orientação inteligente e solicita, bem como pelas manifestações de amizade e disponibilidade pessoal que sempre acompanharam os seus proveitosos ensinamentos e conselhos; Ao Professor Doutor Aires Nascimento, pela solicitude com que atendeu às nossas dúvidas em matéria de teologia e religião; Ao Professor Doutor Arnaldo Espírito Santo, pela generosidade com que partilhou connosco alguns materiais ainda inéditos da edição crítica da Clovis Prophetarum; Às Professoras Doutoras Clotilde Murakawa e Filomena Gonçalves, pela amizade, pelo incentivo, e pelo importantíssimo apoio bibliográfico; Ao Professor Doutor Manuel Rodrigues e à Mestre Cláudia Teixeira, pelo apoio na área da língua latina; A todo o pessoal do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, pela amizade, estímulo e apoio que sempre nos proporcionou; Ao Rafael, pelo apoio e incentivo, mas sobretudo pela forma como, não estando ligado à área de investigação deste trabalho, o acompanhou atentamente e soube contribuir, com importantes opiniões e sugestões, para a sua realização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11063
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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