|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10693
|
Title: | A interpretação das sonatas de Domenico Scarlatti no piano moderno: edição crítica dos manuscritos: "Manuscrito P-Cug MM 58, 10 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra", "Essercizi per Gravicembalo (1738) da Biblioteca Nacional de Portugal" e "Manuscrito F. C. R. 194. 1 da Biblioteca Nacional de Portugal" |
Authors: | Giliberti, Patrizia |
Advisors: | Gibson, Benoît Doderer, Gerhard |
Keywords: | Piano moderno Sonatas de Domenico Scarlatti |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A tese tem o objetivo de dar os fundamentos para uma interpretação atual, no piano moderno, das sonatas de Domenico Scarlatti contidas nas coleções portuguesas: Essercizi per gravicembalo, Manuscrito P-Cug MM 58,10 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Manuscrito F. C. R. 194. 1 da Biblioteca Nacional de Portugal, originalmente compostas para os instrumentos de tecla da época.
Apresenta uma nova edição crítica destas sonatas, em notação moderna e com dedilhação, que tem como base a análise formal e harmónico-estrutural, incluindo os aspetos organológicos, de ornamentação, andamento, ritmo, fraseado, articulação, dedilhação, dinâmica e uso do pedal das mesmas sonatas, o estudo comparativo de todas as fontes existentes, assim como uma análise das diversas gravações disponíveis.
Do mesmo modo, o compositor e a sua obra, com especial relevo para as sonatas, encontram-se historicamente contextualizados, pois a compreensão das suas intenções, da prática da época e das suas convenções de interpretação devem ser aliadas à criatividade do intérprete; #### ABSTRACT:
The purpose of the thesis is to provide the basis for a modern interpretation on the modern piano of Domenico Scarlatti's sonatas included in the Portuguese collections, Essercizi per gravicembalo of Biblioteca Nacional de Portugal, Coimbra Manuscript n. 58 P-Cug MM 58,10 and the Portuguese F. C. R. Manuscript 194. 1 of Biblioteca Nacional de Portugal which were originally composed for the keyboard instruments of the time.
A new critical edition of these sonatas is presented, with modern notation and fingering, based on a formal, structural and harmonic analysis, including some aspects regarding organology ornamentation, tempo, rhythm, phrasing, articulation, fingering, dynamics and the use of the pedal, a comparative study of all existing sources as well as an analysis of various recordings available.
The composer and his work are also historically contextualized with special focus on the sonatas, because a comprehension of his intentions and the performance practices of his time should be associated to the creativity of the interpreter. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10693 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|