|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10673
|
Title: | Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Biscaia, Constança |
Keywords: | Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho |
Issue Date: | Mar-2013 |
Publisher: | Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha |
Abstract: | Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10673 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|