Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10619

Title: A incorporação segundo João Canijo: uma aproximação fenomenológica
Authors: Martins, José
Editors: Baptista, Tiago
Martins, Adriana
Keywords: Incorporação;
realidade;
câmara;
vida
Issue Date: 2013
Publisher: AIM
Abstract: Imbuído da herança do master shot improvisado de Cassavettes e do plano ‘bafo na nuca’ de Tarkovsky, o último filme de J. Canijo, Sangue do meu sangue, leva ao limite a exploração de um paradoxo: se a câmara ‘se (e nos) senta à mesa’, desfazendo a distância entre personagens/actores e pessoas, filme e realidade, espectadores (aqui) e cena (lá); se ela se, e nos, incorpora, do mesmo modo que os actores incorporaram o bairro, e a ficção cineástica incorporou a sua construtiva improvisação orgânica ‘de si mesmos como outros’ - resta que o olhar da câmara permanece técnico e fílmico, não humano (Frampton), estabelecendo de dentro da cena um ponto de vista restringido e formal (e não ilustrativo e ‘natural’) sobre ela - abrindo-a desde dentro -, correlato do jogo magistral do campo e fora-de-campo (um invisible activado e resistente que é investido na estruturação do visível da cena), que a fecha desde fora, ou que nela perturbadoramente se introjecta enquanto ‘dispersão da interpretação da representação’ (Canijo). O excesso de intimidade mostrativa redunda assim numa oclusão subtil (todo o ‘segredo’ do sangue) que restitui a um ilusório (e raro) efeito de real vivo toda a sua aura fílmica (numa relação aproximável da, pasoliniana, entre imagem e objectos, num cinema enquanto ‘linguagem da realidade’). Trata-se, para nós, de reconstituir as teorias fenomenológicas e neurocientíficas da incorporação fílmica (Merleau-Ponty, Sobchack, Grodal) enquanto ‘reprodutibilidade técnica’ (Benjamin, Frampton), que no-lo interpretem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10619
ISBN: ISBN 978-989-98215-0-7
Type: article
Appears in Collections:FIL - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cine, A incorporação, AIM online.JPG1.12 MBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois