|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10614
|
Title: | Recursos educativos digitais potencialmente inovadores ou oportunidades de acrescentar valor à aprendizagem |
Authors: | Ramos, José |
Editors: | Almeida, Elizabeth Dias, Paulo |
Keywords: | recursos educativos digitais inovação educativa |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições Loyola, S. Paulo, Brasil |
Citation: | Ramos,J.L. (2013) Recursos educativos digitais potencialmente inovadores ou oportunidades de acrescentar valor à aprendizagem. In Maria Elizabeth Almeida e Paulo Dias (Ed.) Cenários de Inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo, Brasil. Edições Loyola. Pag.87-122. [ISBN 978-85-15-04072-8] |
Abstract: | Este texto tem como ponto de partida uma reflexão sobre a criação e o uso de recursos educativos digitais (de agora em diante apenas designados por recursos), destacando aqueles recursos que incorporam de forma intrínseca determinadas características de qualidade, quer ao nível da sua dimensão tecnológica quer ao nível da sua dimensão educativa e científica, tornando-os potencialmente inovadores no que diz respeito à possibilidade de mudança das práticas educativas dos professores, proporcionando uma oportunidade única de acrescentar valor às aprendizagens dos estudantes. Esta necessidade acaba por conduzir ao desenvolvimento e aprofundamento do conceito de recurso educativo digital até agora aceite, de uma forma geral, pela comunidade educativa e científica.
Uma boa parte do uso de recursos na escola, corresponde a necessidades de preparação das lições por parte dos professores (elaboração de fichas e textos de trabalho, exercícios), a necessidades de uso na sala de aula, em especial as apresentações eletrónicas, pesquisa na Internet, bem como a necessidades de prover aos alunos exercícios de avaliação da aprendizagem.
No entanto, os recursos disponíveis, pelo poder computacional que incorporam, podem contribuir de uma forma muito poderosa para a qualidade das experiências e situações de aprendizagem a que os estudantes estão expostos, em particular quando as opções dos professores recaem sobre software educativo que, mais do que “copiar” ou “mimetizar” outros meios, explora de forma singular as propriedades e características únicas que os computadores nos oferecem.
Esta reflexão torna-se ainda mais pertinente se considerarmos, sobretudo nos últimos anos, o esforço realizado (em Portugal e um pouco por todo o mundo) na implementação de programas de apetrechamento de infraestruturas e equipamentos, que melhoraram consideravelmente o parque informático das escolas e de outras instituições educativas, embora, em muitas situações, ainda esteja aquém das necessidades e seja insuficiente para chegar a todos os alunos, com regularidade mínima.
Num mundo em que a evolução tecnológica marca o quotidiano das sociedades e o acesso às tecnologias está cada vez mais facilitado, impõe-se por isso reflectir sobre os desafios com que somos confrontados, como profissionais comprometidos na melhoria da qualidade dos resultados do nosso labor educativo.
Nesta relativa “abundância” de tecnologias, conteúdos e recursos, como poderemos acrescentar valor à aprendizagem, tirando partido do poder computacional que chega às mãos de muitos professores ( e às mãos de muitos alunos), através das múltiplas plataformas digitais? Esta foi a questão que nos colocámos e sobre a qual ensaiámos esta reflexão |
URI: | http://www.loyola.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=27664 http://hdl.handle.net/10174/10614 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|