Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10613
|
Title: | MODELO DE COMPREENSÃO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E CARACTERÍSTICAS DA E-LIDERANÇA (E-LEADERSHIP) EM AMBIENTES DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM LMS – LEARNING MANAGEMENT SYSTEM). |
Authors: | Samartinho, João Faria, Jorge Resende da Silva, Paulo |
Keywords: | e-Liderança Sistemas de Gestão de Aprendizagem Modelo de Competências Líder virtual Equipas virtuais |
Issue Date: | Feb-2013 |
Publisher: | Universidad de Málaga |
Abstract: | Este artigo apresenta uma proposta de Modelo de compreensão das competências específicas e características da eLiderança em ambientes de gestão de aprendizagem LMS, utilizado para a transposição de equipas tradicionais para equipas virtuais. É feito um enquadramento baseado na revisão de literatura sobre o paradigma e-Liderança e sua relação com as equipas virtuais com a identificação de competências e caraterísticas dos e-Líderes. Apresenta ainda o modelo empírico, e um quadro explicativo da metodologia de investigação e abordagens dominantes no estudo. A partir da caraterização das competências e caraterísticas em e-Liderança construiu-se o código de representação utilizado para o Modelo de Compreensão das Competências. A apresentação do Modelo antecede os exemplos práticos de experimentação para aferição do Modelo. No final são apresentadas as conclusões que traduzem ainda algumas orientações para trabalhos futuros.
ABSTRACT:
This article proposes a model for understanding the specific skills and characteristics of e-Leadership in “Learning Management Systems”, used for implementation of virtual teams. It's built a framework, based on the review of literature about the "e-leadership" paradigm and their relationship with the virtual teams, to identify skills and characteristics of the "e-Leaders". It also presents the empirical model, and a explaining table with the methodology of research and dominant´s approaches in the study. From the characterization of skills and characteristics of "e-Leadership", we built-up the code representation used for the Comprehension Skills Model. The Model is presented before the practical examples of experimentation. At the end we are presented the conclusions that still reflect a few guidelines for future work. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10613 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|