Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10613

Title: MODELO DE COMPREENSÃO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E CARACTERÍSTICAS DA E-LIDERANÇA (E-LEADERSHIP) EM AMBIENTES DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM LMS – LEARNING MANAGEMENT SYSTEM).
Authors: Samartinho, João
Faria, Jorge
Resende da Silva, Paulo
Keywords: e-Liderança
Sistemas de Gestão de Aprendizagem
Modelo de Competências
Líder virtual
Equipas virtuais
Issue Date: Feb-2013
Publisher: Universidad de Málaga
Abstract: Este artigo apresenta uma proposta de Modelo de compreensão das competências específicas e características da eLiderança em ambientes de gestão de aprendizagem LMS, utilizado para a transposição de equipas tradicionais para equipas virtuais. É feito um enquadramento baseado na revisão de literatura sobre o paradigma e-Liderança e sua relação com as equipas virtuais com a identificação de competências e caraterísticas dos e-Líderes. Apresenta ainda o modelo empírico, e um quadro explicativo da metodologia de investigação e abordagens dominantes no estudo. A partir da caraterização das competências e caraterísticas em e-Liderança construiu-se o código de representação utilizado para o Modelo de Compreensão das Competências. A apresentação do Modelo antecede os exemplos práticos de experimentação para aferição do Modelo. No final são apresentadas as conclusões que traduzem ainda algumas orientações para trabalhos futuros. ABSTRACT: This article proposes a model for understanding the specific skills and characteristics of e-Leadership in “Learning Management Systems”, used for implementation of virtual teams. It's built a framework, based on the review of literature about the "e-leadership" paradigm and their relationship with the virtual teams, to identify skills and characteristics of the "e-Leaders". It also presents the empirical model, and a explaining table with the methodology of research and dominant´s approaches in the study. From the characterization of skills and characteristics of "e-Leadership", we built-up the code representation used for the Comprehension Skills Model. The Model is presented before the practical examples of experimentation. At the end we are presented the conclusions that still reflect a few guidelines for future work.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10613
Type: lecture
Appears in Collections:GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
vPre_Final15nov2012 ModCompetêeLiderancaAmbientesLMS XXII JornadasHispoanoLusas Malaga2013.pdf512.5 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois