|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10512
|
Title: | Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa |
Authors: | Cordeiro, Glória Figueiredo, Margarida |
Editors: | Carrott, Peter Galacho, Cristina Mendes, Paulo Figueiredo, Margarida Ferreira, Teresa Teixeira, António |
Keywords: | Ensino da Química Metodologia investigativa |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Cordeiro, G. & Figueiredo, M., Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa, In P. Carrott, C. Galacho, P. Mendes, M. Figueiredo, T. Ferreira & A. Teixeira Eds., Jornadas do Centro de Química de Évora 2011, pp. 73, Universidade de Évora Edition, Évora, Portugal, 2011 |
Abstract: | A importância que as actividades experimentais de natureza investigativa assumem na aprendizagem das ciências, no Ensino Básico, depende, sobretudo, da sua consistência com os objectivos da Educação em Ciência e do envolvimento do aluno.
O estudo das suas vantagens, relativamente a uma metodologia tradicional, constituiu o objectivo central deste estudo que incidiu no tema Reacções Químicas e envolveu duas turmas de 8º ano. O estudo desenvolveu-se segundo um desenho quasi-experimental, tendo a recolha de dados sido efectuada através de um Inquérito por questionário e de registos de aula efectuados pela professora/investigadora.
O estudo decorreu durante o ano lectivo 2009/2010, tendo sido desenvolvidas, pelo Grupo experimental, actividades experimentais no âmbito dos temas: Reacções Ácido – Base, Reacções de Precipitação e Reacções de Oxidação – Redução.
As actividades foram realizadas pelos alunos do Grupo Experimental, seguindo uma metodologia investigativa, enquanto no Grupo de Controlo foram desenvolvidas as actividades propostas seguindo uma metodologia tradicional, a partir do fornecimento de um protocolo experimental.
Os resultados obtidos revelaram, a existência de algumas dificuldades na selecção e síntese da informação e na comunicação de resultados, mas evidenciaram opiniões bastante favoráveis dos alunos do Grupo Experimental. Puseram ainda em evidência o papel determinante da reflexão, antes, durante e após a realização da actividade e indicaram desenvolvimento conceptual e procedimental significativo, relativamente ao tema desenvolvido.
Foi ainda possível concluir que a metodologia utilizada permitiu aos alunos desenvolver um conjunto de competências essenciais, tais como a autonomia, as capacidades de pensamento e de formulação de questões e de hipóteses explicativas, bem como de comunicação e discussão de resultados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10512 |
Type: | article |
Appears in Collections: | QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|