Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10495

Title: COMUNICAR COM SÍMBOLOS - EMPODERAMENTO COMUNICATIVO
Authors: Boné, Maria
Bonito, Jorge
Editors: Sánchez, D.
Keywords: comunicação aumentativa
comunicação com símbolos
adaptação
Issue Date: Feb-2014
Publisher: Universidad de Guanajuato et al.
Citation: Boné, M., & Bonito, J. (2014). Comunicar com símbolos - empoderamento comunicativo. In M. D. Sánchez et al. (orgs.), Libro de actas – III Jornadas Iberoamericanas de RRHH Y RSC (p. 52) Coruña: Universidad de Guanajuato et al.
Abstract: podem ler, porque o sistema de ensino e de aprendizagem não lhes proporcionou essa possibilidade, tanto ao nível da leitura como da escrita. A descoberta adaptativa desta obra abre a porta à vasta possibilidade de A comunicação é um processo universal entre os seres humanos, através do qual se adquire a cultura envolvente, se partilha informação e atua intencionalmente com o objetivo de influenciar o comportamento dos outros. O discurso oral é a forma de expressão mais usada pelas pessoas para comunicar. Todavia, crianças, jovens e adultos, em resultado de razões diversas, estão impossibilitados de comunicar através da fala ou fazem-no de forma limitada. Perante estes casos revela-se fundamental, o mais precoce possível, a introdução, de um Sistema de Comunicação Alternativa ou Aumentativa que ajude essas pessoas a interagir eficazmente com o meio social (Ferreira, Ponte & Azevedo, 2000; Van Tetzchner & Martinsen, 2000). Recorrendo a estes sistemas de comunicação é possível promover capacidades comunicativas e linguísticas, facilitando ou possibilitando a interação comunicativa e a partilha de informação que concorrem para o desenvolvimento pessoal O trabalho que realizámos objetiva a intervenção com vista ao incentivo da comunicação aumentativa como fator promotor e enriquecedor da comunicação. Desenvolveu-se uma adaptação da obra “Amélia quer um cão”, com texto de Tim Bowley e ilustração de André Neves. Destacaram-se as ideias fundamentais criando frases simples e a respetiva correspondência simbólica. Recorremos ao uso do software Comunicar com símbolos. Foi mantido o texto original, perspetivando a sua leitura, numa fase posterior, de domínio das técnicas de leitura. A abordagem e exploração da obra adequa-se a crianças e a adultos não leitores ou em fase de aquisição da leitura e da correta estruturação frásica, que manifestem alguns comprometimentos ao nível: da interação social recíproca, nomeadamente dificuldade em desenvolver relações com os colegas, fraca tendência para a partilha de interesses, objetivos e prazeres; dos défices de comunicação, designadamente dificuldades para manter uma conversação ou diálogo contextualizado, vocabulário restrito, discurso pobre, construção frásica deficitária; e dos comportamentos e atividades restritas, principalmente seguir rotinas habituais. Foi prevista a exploração interativa da história com reforço animado para cada resposta acertada e a criação de uma tabela de comunicação. Nesta tabela, os signos encontram-se agrupados em categorias gramaticais, cuja divisão é adequada à estrutura de frases simples. Cada categoria gramatical encontra-se associada a um sistema uniformizador de cores. A promoção da leitura e da escrita, o prazer de ler e de sentir um livro na infância ou na idade, adulta é fundamental e possibilita a formação de uma sociedade que faça, do contacto permanente com a palavra impressa, um caminho para compreender a realidade e para formar propostas de solução aos problemas do mundo em que vivemos. A escola torna-se responsável pelos alunos que não leem, porque não criar podem ler, porque o sistema de ensino e de aprendizagem não lhes proporcionou essa possibilidade, tanto ao nível da leitura como da escrita. A descoberta adaptativa desta obra abre a porta à vasta possibilidade de criar documentos e contextos promotores da literacia entre grupos de pessoas que necessitam de adaptações, estímulos e fatores impulsionadores de episódios comunicativos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10495
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bone_Bonito.pdf35.84 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois