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                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/10494
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| Title:  | Influência da Implementação do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social na Gestão Sustentável Universitária |  
| Authors:  | Sebes, Paulo Ventura-Lucas, Raquel Jorge, Fátima |  
| Editors:  | APDR |  
| Keywords:  | Responsabilidade  Social  Universitária Sistema  de  Gestão  da  Rresponsabilidade  Social |  
| Issue Date:  | May-2013 |  
| Publisher:  | APDR |  
| Abstract:  | A  responsabilidade  social  é  considerada  fundamental  para  a  conquista  de  vantagens competitivas  organizacionais.  A  integração  dos  seus  princípios  na  estratégia  da  organização, apresenta-se  como  uma  linha  orientadora  do  foco  na  satisfação  de  necessidades  das  partes interessadas  (PI)  internas  e  externas.  As  actuais  limitações  orçamentais  têm  afectado significativamente as universidades. Se por um lado se verifica uma crescente diminuição de verbas canalizadas  para  as  universidades  públicas,  por  outro  lado,  as  universidades  deparam-se  com grandes  desafios  nomeadamente  dificuldades  em  atrair  e  reter  alunos  no  caso  das  Instituições  e Ensino Superior (IES) do interior continental. A função da universidade na sociedade, tem sido muito importante, na criação e divulgação do conhecimento e de competências nos seus públicos, estando actualmente, numa fase de adequação da sua missão, a novos requisitos do mercado no âmbito da sociedade do conhecimento (Abadia e Martin 2010, Cid 2010). O ensino superior, a investigação e desenvolvimento  e  a  inovação  promovidas  nas  universidades,  constituem  um  insubstituível  meio para  se  alcançar  o  desenvolvimento  sustentável  das  economias  globais  (Izquierdo  2010).  Esta evolução  da  sua  missão,  em  resultado  de  novos  desafios,  vai  moldar  a  universidade  para  estar centrada no desenvolvimento de conteúdos, atitudes e valores, que procurem a excelência do ensino de  novos  profissionais,  cuja  actuação  futura  se  vai  reger  por  princípios  éticos,  valores  sociais  e solidários  (Abadia  and  Martin  2010,  Jorge  et  al  2010).  Segundo  Lopez,  2010,  a  universidade socialmente  responsável,  vai  desempenhar  as  suas  funções,  tendo  em  conta  princípios  de  maior transparência, maior envolvimento com as PI, foco nas suas necessidades e expectativas, princípios de bom governo, com adequada planificação estratégica e procura por eficiências organizacionais, através de quatro processos chave: formação, gestão, investigação e extensão (Abadia and Martin 2010, González 2010, Cid 2010). O sistema de gestão da responsabilidade social (SGRS), referenciado na  NP  4469.1:2008,  apresenta  um  grande  desafio  ao  modelo  de  gestão  das  organizações  que  o implementem, já que este sistema de gestão, apresenta o potencial de optimizar os interesses das diversas PI. O foco da instituição passa a ser os das suas PI, maximizando os seus impactes positivos e minimizando os  seus  impactes  negativos.  O  aumento  da  eficácia  organizacional  e  a  equidade  dos interesses das PI, podem clarificar as funções estratégicas das IES.  A implementação do SGRS numa IES é assim estrategicamente vista, como um factor de diferenciação positiva face às suas congéneres e em consequência, assumido como um factor para a sua sustentabilidade. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/10494 |  
| ISBN:  | 9789899635364 |  
| Type:  | article |  
| Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings NICPRI.UE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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