Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10434

Title: Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem
Authors: Morais, José
Leite, Isabel
Kolinsky, Régine
Editors: Maluf, Maria Regina
Cardoso-Martins, Claudia
Keywords: leitura
escrita
aprendizagem da leitura
Issue Date: 2013
Publisher: Penso
Citation: Morais, J., Leite, I., & Kolinsky, R. (2013). Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem. In Maria Regina Maluf & Claudia Cardoso-Martins (Eds.), Alfabetização no Século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Brasil: Penso Editora.
Abstract: A Leitura é uma forma específica de processamento de informação, e a aprendizagem da leitura é, portanto, a aprendizagem desses processos. Numa definição mais aprofundada, ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. Quando se trata de um texto, o objectivo da leitura é poder apreender o seu sentido. O presente capítulo aborda o processo de aprendizagem da leitura descrevendo as condições de aprendizagem e os patamares percorridos pelo leitor aprendiz até alcançar a desejada fluência na leitura; a fluência que permite a compreensão do texto escrito. Neste processo regiões corticais reciclam a sua anterior função e especializam-se em processos que possibilitam o rápido reconhecimento de letras e de palavras escritas. Foca-se a influência das variáveis socioculturais e discutem-se as implicações práticas das mais recentes descobertas científicas para o ensino da leitura e para a recuperação daqueles que exibem dificuldades específicas na sua aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10434
ISBN: 978-85-65848-70-1
Type: bookPart
Appears in Collections:PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Alfabetização no Séc XXI_2014.PDF2.39 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois