|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10414
|
Title: | Perspectivas para um Estudo Sintáctico |
Authors: | Fonseca, Maria do Céu |
Keywords: | sintaxe Língua Portuguesa |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Évora |
Abstract: | Perspectivas para um estudo sintáctico é um manual de apoio aos alunos da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, que, de modo mais pormenorizado, se detêm no estudo de problemas de sintaxe geral e de sintaxe portuguesa na unidade curricular de Linguística Portuguesa II. Deste ponto de vista, visa-se reflectir sobre o trabalho desenvolvido nas aulas, fornecer material de apoio aos alunos e, de forma mais prospectiva, estimular o aprofundamento e a prossecução dos estudos de sintaxe.
Mas a perspectiva aqui considerada alarga-se ao enquadramento de Linguística Portuguesa II no contexto de uma Licenciatura cujo projecto pedagógico remonta aos anos 80 do século XX. Assim, tem-se em conta, por um lado, o lugar de Linguística Portuguesa II no quadro de um grupo de disciplinas ou área de estudo, isto é, a contextualização dos estudos sintácticos na fileira das unidades de formação Linguística Portuguesa I - IV. Tem-se em conta, por outro, nas primeiras páginas deste manual, o caminho das reestruturações pedagógicas que a Universidade encontrou no quadro da sua própria governança.
Que estas reflexões preliminares motivem o objectivo que as suscitou, de alertar para a consciencialização de formas possíveis de articulação linguística das experiências humanas, tal como André Martinet concebe a sintaxe de uma língua. Excluídos que foram os domínios da significação e da pragmática, necessariamente presentes na interpretação linguística de tais experiências, o trabalho aqui apresentado no Capítulo II mais não visa do que a descrição, análise e interpretação de alguns princípios reguladores de estruturas sintácticas básicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10414 |
ISBN: | 987-989-96532-2-1 |
Type: | other |
Appears in Collections: | CEL - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|