Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10170

Title: A educação como instituição. O caso particular da escola.
Authors: Saragoça, José
Keywords: Educação
Instituição Escolar
Funções da Escola
Sociologia da Educação
Issue Date: Dec-2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Estudar as instituições sociais é procurar compreender os mecanismos através dos quais as sociedades se perpetuam, dado que elas respeitam a práticas sociais que perduram através do tempo mediante a adesão que encontram na maioria dos membros da sociedade. Neste texto não acentuamos a evolução histórica da instituição educativa. Preferimos centrar a análise nas formas como a instituição educativa, particularmente sob a forma escolar, responde às necessidades dos indivíduos ou dos coletivos. Assim, adotamos uma perspetiva essencialmente funcionalista do estudo das instituições, na medida em que ocupamo-nos particularmente das funções que a educação escolar cumpre nas sociedades em que esta se instituiu como um dos agentes educativos, porventura o mais importante da contemporaneidade. As funções da escola, várias e de tipologia diversa, são interpretadas diferentemente consoante os autores, as teorias sociológicas e os paradigmas da sociologia. Porém, não foi nossa intenção estruturar a análise das funções da educação (escolar) a partir das teorias sociológicas e/ou dos seus autores. Essas referências foram integradas na análise de per si, de cada uma das funções sociais da educação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10170
Type: other
Appears in Collections:SOC - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capítulo A educação como instituição (J. Saragoça).pdf77.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois