Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10169
|
Title: | O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
Authors: | Marília, Cid Sónia, Correia |
Keywords: | evolução biológica ensino aprendizagem |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Coimbra |
Citation: | Cid, M. & Correia, S. (2013). O Ensino e a aprendizagem da evolução biológica na sala de aula: a perspetiva de alunos de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47‑I, 75‑86. |
Abstract: | O estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra
o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um
trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito
de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento
biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia.
Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o
ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na
disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa
abordagem? Procurou‑se,
assim, identificar as estratégias de ensino através
da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados
indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da
explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos
alunos questionados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10169 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|