|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10129
|
Title: | Aprendizagem: Perspetivas Sócio-Construtivistas. |
Authors: | Melo, Madalena Veiga, Feliciano H. |
Editors: | Veiga, Feliciano H. |
Keywords: | modelos sociocognitivos de aprendizagem construtivismo social perspetivas socioconstrutivistas de aprendizagem zona de desenvolvimento proximal |
Issue Date: | Jul-2013 |
Publisher: | Climepsi Editores |
Citation: | Melo, M. & Veiga, F. H. (2013). Aprendizagem: Perspetivas Sócio-Construtivistas. In Veiga, F. H. (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação (pp. 263 – 298). Lisboa: Climepsi (ISBN 978-972-796-337-9) |
Abstract: | Este capítulo pretende analisar os contributos das perspetivas socioconstrutivistas para os processos de ensino-aprendizagem e de construção do
conhecimento.
Num primeiro momento, faz-se uma clarificação dos vários conceitos, examinando os contributos dos vários autores na sua evolução histórica e concetual. Apresentam-se os vários modelos construtivistas de aprendizagem,
do construtivismo cognitivo ao construtivismo radical, passando pelo construtivismo social, analisando sucintamente as suas diferentes dimensões teóricas e os contributos dos vários autores para uma definição destes modelos. Seguidamente, é dada particular atenção aos diferentes modelos teóricos
que enfatizam o papel dos contextos sociais nos processos de aprendizagem,
designadamente: 1) O modelo da ecologia do desenvolvimento e os contributos da teoria de Bronfenbrenner, com os seus conceitos de microssistema,mesossistema, exossistema e macrossistema e as interações entre esses sistemas;
2) A teoria social cognitiva de Bandura, com particular realce para os conceitos
de determinismo recíproco e crenças de autoeficácia; 3) As perspetivas do construtivismo social, com as contribuições de Vygotsky e o seu conceito de zona de
desenvolvimento próximo. Depois desta exposição, é proposto um modelo integrador das várias conceções construtivistas e apresentam-se algumas aplicações
pedagógicas baseadas nestas perspetivas. Num segundo momento, faz-se uma breve revisão de investigações educacionais efetuadas no quadro destas perspetivas teóricas, realçando as suas principais
contribuições para a prática educativa.
Finalmente, propõe-se um conjunto de atividades de aplicação, com o objetivo de contribuir, não apenas para a re0exão em torno das perspetivas socioconstrutivistas de aprendizagem, mas também para a sua implementação em contexto de sala de aula. No $nal do capítulo, são apresentadas sugestões de leitura para aprofundamento das temáticas aqui apresentadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10129 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|