Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10129

Title: Aprendizagem: Perspetivas Sócio-Construtivistas.
Authors: Melo, Madalena
Veiga, Feliciano H.
Editors: Veiga, Feliciano H.
Keywords: modelos sociocognitivos de aprendizagem
construtivismo social
perspetivas socioconstrutivistas de aprendizagem
zona de desenvolvimento proximal
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Climepsi Editores
Citation: Melo, M. & Veiga, F. H. (2013). Aprendizagem: Perspetivas Sócio-Construtivistas. In Veiga, F. H. (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação (pp. 263 – 298). Lisboa: Climepsi (ISBN 978-972-796-337-9)
Abstract: Este capítulo pretende analisar os contributos das perspetivas socioconstrutivistas para os processos de ensino-aprendizagem e de construção do conhecimento. Num primeiro momento, faz-se uma clarificação dos vários conceitos, examinando os contributos dos vários autores na sua evolução histórica e concetual. Apresentam-se os vários modelos construtivistas de aprendizagem, do construtivismo cognitivo ao construtivismo radical, passando pelo construtivismo social, analisando sucintamente as suas diferentes dimensões teóricas e os contributos dos vários autores para uma definição destes modelos. Seguidamente, é dada particular atenção aos diferentes modelos teóricos que enfatizam o papel dos contextos sociais nos processos de aprendizagem, designadamente: 1) O modelo da ecologia do desenvolvimento e os contributos da teoria de Bronfenbrenner, com os seus conceitos de microssistema,mesossistema, exossistema e macrossistema e as interações entre esses sistemas; 2) A teoria social cognitiva de Bandura, com particular realce para os conceitos de determinismo recíproco e crenças de autoeficácia; 3) As perspetivas do construtivismo social, com as contribuições de Vygotsky e o seu conceito de zona de desenvolvimento próximo. Depois desta exposição, é proposto um modelo integrador das várias conceções construtivistas e apresentam-se algumas aplicações pedagógicas baseadas nestas perspetivas. Num segundo momento, faz-se uma breve revisão de investigações educacionais efetuadas no quadro destas perspetivas teóricas, realçando as suas principais contribuições para a prática educativa. Finalmente, propõe-se um conjunto de atividades de aplicação, com o objetivo de contribuir, não apenas para a re0exão em torno das perspetivas socioconstrutivistas de aprendizagem, mas também para a sua implementação em contexto de sala de aula. No $nal do capítulo, são apresentadas sugestões de leitura para aprofundamento das temáticas aqui apresentadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10129
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

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