Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10100

Title: Gestão da Sala de Aula: Perspetiva Psicoeducacional
Authors: Veiga, Feliciano H.
Caldeira, Suzana N.
Melo, Madalena
Editors: Veiga, Feliciano H.
Keywords: gestão da sala de aula
competências psicoeducacionais;
gestão de comportamentos
gestão de conflitos
comunicação interpessoal
indisciplina
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Climepsi Editores
Citation: Veiga, F. H., Caldeira, S. N. & Melo, M. (2013). Gestão da Sala de Aula: Perspetiva Psicoeducacional. In Veiga, F. H. (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação (pp. 543 – 582). Lisboa: Climepsi
Abstract: A informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção, à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação. Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi- dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10100
ISBN: 978-972-796-337-9
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Veiga Caldeira & Melo (2013) Gestão da sala de aula.pdf71.72 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois