|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10100
|
Title: | Gestão da Sala de Aula: Perspetiva Psicoeducacional |
Authors: | Veiga, Feliciano H. Caldeira, Suzana N. Melo, Madalena |
Editors: | Veiga, Feliciano H. |
Keywords: | gestão da sala de aula competências psicoeducacionais; gestão de comportamentos gestão de conflitos comunicação interpessoal indisciplina |
Issue Date: | Jul-2013 |
Publisher: | Climepsi Editores |
Citation: | Veiga, F. H., Caldeira, S. N. & Melo, M. (2013). Gestão da Sala de Aula: Perspetiva Psicoeducacional. In Veiga, F. H. (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação (pp. 543 – 582). Lisboa: Climepsi |
Abstract: | A informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade
o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas
teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção,
à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação.
Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte
dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira
parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi-
dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de
conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas
no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo
fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as
interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na
segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala
de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre
a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da
sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas
de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do
tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10100 |
ISBN: | 978-972-796-337-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|