|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10009
|
Title: | Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
Authors: | Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília Fialho, Isabel |
Keywords: | impactos organizacionais impactos pedagógicos projeto TurmaMais |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H.; Cid, M. & Fialho, I. (2013, 23 de novembro). Impactos
organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. Simpósio apresentado no V
Seminário Nacional do Projeto TurmaMais, realizado na Universidade de Évora, Évora |
Abstract: | O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica
organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem
impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola
potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior
responsabilização pelos resultados dos alunos. Acreditamos, por isso, que este Projecto pode
constituir uma importante medida de política educativa de combate ao insucesso escolar,
contribuindo significativamente para a concretização das metas de sucesso assumidas por Portugal no
âmbito do Programa Educação 2015. O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da
Universidade de Évora (CIEP-UÉ), enquanto instituição responsável pelo acompanhamento científico
do Projeto TurmaMais procedeu à recolha de dados com vista à avaliação dos impactos do Projeto
TurmaMais nas dimensões organizacional e pedagógica e nos resultados. Esta avaliação compreende
dois estudos distintos mas complementares: o estudo de impacto no desempenho escolar dos alunos
e o estudo dos impactos organizacional e pedagógico do projeto nas escolas. Neste painel
apresentamos alguns dos dados recolhidos no estudo 2 - TurmaMais e impactos organizacionais e
pedagógicos, em 16 escolas com Projeto TurmaMais, através de inquéritos por questionário. Os
participantes foram professores, alunos da coorte que iniciou o programa no 7º ano de escolaridade
em 2009/10, que finalizaram com sucesso o 3º ciclo (9º ano) em 2011/12 e que em 2011/2012 se
encontravam a frequentar o 10.º ano de escolaridade e pais/encarregados de educação. Os
questionários são constituídos por questões fechadas, com dois tipos de escalas de resposta:
dicotómica simples e tipo Likert, sendo este tipo de escala, particularmente indicada para recolher o
grau de intensidade de uma opinião ou representação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10009 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|